Agrícola

O que é a Compostagem Agrícola?

Para além da matéria inorgânica, ou seja, os compostos minerais, o solo necessita da matéria orgânica (MO). Para introduzir maiores teores desse composto no solo, a compostagem pode ser a aliada ideal. .

Um solo fertil e saudável necessita de compostos minerais, a saber:

  • Macronutrientes primários/principais: Azoto (N), Fósforo (P) e Potássio (K),
  • Macronutrientes secundários: Cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e Enxofre (S),
  • Micronutrientes: Boro (B), Cloro (Cl), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn),
  • Molibdênio (Mo) e Zinco (Zn),
  • Elementos não essenciais: Sódio (Na), Silício (Si) e Cobalto (Co).

Mas, sem matéria orgânica (MO) dificilmente esses nutrientes ficam retidos no solo e, por sua vez, disponíveis para as plantas. Por outro lado, entre outras vantagens/utilidades, a matéria orgânica tem um efeito tampão (evitando variações bruscas do PH), contribui para um solo rico em microorganismos úteis e ajuda a reter a humidade, essencial para para o desenvolvimento das plantas.

Por isso, a compostagem agrícola, com o tratamento dos restos de plantas e desejos da agropecuária, deveria ser uma actividade intuitiva. Na realidade, depois de se ter perdido esse hábito ancestral, é uma actividade que começa a ser recuperada.

Contudo, também podemos considerar compostagem agrícola quando esta é realizada com biorresíduos de origem urbana recolhidos seletivamente, desde que se faça em espaço agrícola e com o propósito do composto produzido ser utilizado na exploração agrícola em causa. Fica o exemplo da foto em baixo, onde em Lumbier (País Basco, Espanha) existe uma empresa de produção agrícola em modo biológico de plantas medicinais (Josenea Bio), entre outras, que construiu uma pequena unidade de compostagem (objecto de financiamento fundos europeus). A referida empresa tem uma essência de cariz social, pelo que os resíduos são recolhidos nos grandes produtores da localidade (restaurantes, lares etc.) pelos seus colaboradores (pessoas em recuperação de diferentes problemas sociais) e são transportados para a unidade de compostagem. .



Foto: Lumbier, Espanha


Foto: Lumbier, Espanha

Veja o vídeo do projecto:

Fonte: Proyecto de Bioeconomía circular a escala local con dimensión social y formativa (Josenea Bio)
https://youtu.be/sy5SLDOvFRE
compostagem logo

Contacte-nos

Não hesite em nos contactar, responderemos o mais rápido possível.

geral@compostagem.pt

PrivacidadeCookies