Industrial

O que é a Compostagem Industrial?

A Compostagem Industrial é quando o processo de decomposição da matéria orgânica, bioresíduos, ocorre em instalações industrias. Na prática, são fábricas que têm como objectivo o tratamento da fracção orgânica dos resíduos urbanos (também pode ser aplicado agro-resíduos e a lamas de ETAR), com controlo permanente dos principais factores (humidade, granulometria , arejamento, temperatura, relação C/N (carbono/azoto) e pH) com a produção de um composto, que pode ser utilizado em jardins, recuperação paisagística, floresta e, se a qualidade o permitir, na agricultura. Quando o processo ocorre na ausência de oxigénio, designa-se por Digestão Anaeróbia.

Visão geral (para os RU - Resíduos Urbanos)
Segundo o Relatório Anual de Resíduos Urbanos 2020, das 23 entidades gestoras de serviços em alta, denominados SGRU, 12 são multimunicipais, as quais gerem cerca de 66% dos RU produzidos, e 11 são intermunicipais.

Em 2020 encontravam-se operacionais 23 instalações para tratamento de valorização orgânica, distribuídas por 18 SGRU. Quanto ao tipo de tratamento verificado nas referidas instalações, 11 efetuam compostagem e 12 efetuam digestão anaeróbia seguida de compostagem. Importa salientar, que à semelhança do ano anterior, a infraestrutura da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), durante o ano 2020, ainda se encontrava em fase de testes, para melhoria da qualidade do composto obtido, tendo sido considerada, para efeitos de cálculos no presente relatório, como unidade de tratamento mecânico. De destacar que a infraestrutura da Resialentejo terminou, em 2020, o processo de licenciamento do tratamento biológico passando a produzir composto conforme com o disposto no diploma das matérias fertilizantes.

Ainda nas instalações de tratamento de valorização orgânica, 18 instalações possuem, a montante do tratamento biológico, um tratamento mecânico destinado a receber resíduos provenientes da recolha indiferenciada. No que toca ao tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente existem cinco instalações para este fim, sendo que as da Lipor e VALORSUL tratam biorresíduos recolhidos seletivamente e as restantes três infraestruturas, que se encontram localizadas na região do Algarve, da responsabilidade da ALGAR, são dedicadas ao tratamento de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva (APA, outubro de 2021). 

Contudo, a valorização orgânica é ainda muito incipiente (só 1,8% do total dos RU), como se pode constatar no gráfico seguinte.

ru
                    por-opera-o-de-gest-o-em-portugal-continental-em-2017_orig
RU por operação de gestão em Portugal Continental, em 2020 (REA 2022)
compostagem logo

Contacte-nos

Não hesite em nos contactar, responderemos o mais rápido possível.

geral@compostagem.pt

PrivacidadeCookies