Doméstica

O que é a Compostagem Doméstica, Caseira ou Familiar?

É quando o processo de Compostagem é desenvolvido pelo cidadão no seu quintal ou jardim.

O autor do site COMPOSTAGEM.pt elaborou um manual prático para quem quiser desenvolver a compostagem doméstica com sucesso, inclusive fabricar o seu próprio compostor. Esse documento pode ser descarregado no seguinte link www.pedrocarteiro.pt/publicacoes.html Boa compostagem!

O que é um Compostor

É o local/recipiente onde ocorre, de uma forma controlada, o processo de Compostagem. Os mais baratos, e de fácil construção, são de madeira (por exemplo: 4 paletes de madeira ou então algumas tabuinhas de madeira pregadas entre si). O Compostor deve ter uma capacidade aproximada de 1 metro cúbico (1 m x 1 m x 1 m), no caso do compostor pilha a regra é não ter uma altura superior aos 2 metros e o comprimento é conforme a necessidade, não existindo limitação (designa-se compostagem por leira quando o comprimento é muito superior à altura).

Alguns exemplos de compostores

pilha compostagem_orig

Compostor de pilha

compostor balde_orig

Compostor de lata

compostor rede_orig

Compostor de rede

compostor madeira_orig

Compostor de madeira (Tabuinhas)

compostor plastico_orig

Compostor comercial (plástico)

compostor rotativo_orig

Compostor rotativo

compostor paletes

Compostor de paletes

4_orig

O "meu" (Pedro Carteiro) compostor de "Tabuinhas"!
(o compostor doméstico não tem que ser necessariamente caro e sofisticado! Pode ser um simples amontoar de biorresíduos ou, como este na fotografia, um punhado de tabuinhas e outros materiais que garantam algum suporte à pilha de compostagem. Fica a dica, pois não há desculpas para não começar já a compostar!)

compostagem logo

Contacte-nos

Não hesite em nos contactar, responderemos o mais rápido possível.

geral@compostagem.pt

PrivacidadeCookies